12
set

Móvel planejado para o vão da escada: aprenda a aproveitar o espaço com móveis embutidos

Se você tem uma casa ou apartamento que é pequeno, com certeza já pensou em ocupar cada milímetro disponível da casa, pois parece que nunca há espaço suficiente para guardar e organizar tudo. E ter um móvel onde nunca imaginou que poderia ter pode te ajudar muito a guardar tudo o que precisa.

Um móvel planejado para o vão da escada, como um armário ou prateleiras, por exemplo, pode tornar útil o cantinho da casa que nunca imaginou que poderia ocupar. É só usar a criatividade e se inspirar em nossas ideias:

Escada-prateleira

Esse é um móvel planejado pra o vão da escada que na verdade é uma escada e não necessariamente somente um móvel, pois as prateleiras são formadas pela continuação dos degraus da escada .

Aqui você planeja, já no projeto, o que quer fazer com esse vão normalmente perdido ou que vira um depósito de coisas que você não usa.

Escada com nichos

Utilizar o vão da escada é uma ótima ideia para fazer um móvel planejado com nichos e guardar tudo o que quiser, de livros a objetos de decoração.

Diferente da escada-prateleira, os nichos debaixo da escada podem ser planejados depois que você comprar sua casa ou apartamento e perceber que aquele espaço está sedo subutilizado.

Escada com bar

Se você gosta de ter algumas garrafas de bebida na sua casa para criar um bar, por que não fazer um móvel planejado para o vão da escada? O bar não ficará perdido no meio do ambiente e terá um cantinho só para ele.

Crie uma bancada para apoiar as garrafas e assim já fazer parte da decoração e coloque portas e gavetas para guardar todos os copos, taças e utensílios, para que não acumulem pó.

Escada-adega

Ainda na linha de bebidas, se você é fã de vinhos vai gostar dessa ideia.

Faça uma adega climatizada para armazenar seus vinhos e mantê-los gelados sempre que quiser ou simplesmente crie nichos para armazenar suas garrafas e assim decorar um ambiente sem graça.

Escada com home-office

Encontrar um espaço para trabalhar dentro de casa pode não ser tarefa fácil se você não tem um quarto que sirva como escritório.

Então faça um móvel planejado para o vão da escada com uma bancada de trabalho e algumas gavetas e prateleiras para organizar o que precisar.

Escada com móvel para televisão

Pode não parecer, mas é possível criar um móvel para TV bem no vão da escada. É só saber utilizar bem esse espaço para que esse vão seja útil para sua sala de estar.

Faça o painel da televisão na parte mais alta da escada para não haver problemas com altura. Na parte baixa crie um rack baixo para criar portas, gavetas, para guardar o que quiser.

Escada com lounge

Dependendo da configuração da escada da sua casa, o espaço disponível debaixo dela pode ter um pé-direito bom, o suficiente para que uma pessoa fique de pé e não bata a cabeça. Se esse for o seu caso, é possível criar m novo ambiente ali, como uma sala de estar para receber as visitas ou ainda um espaço para descansar.

Escada com jardim de inverno

Se você gosta de plantas para decorar sua casa, crie um jardim de inverno e deixe o espaço mais vivo e alegre.