15
jun

10 dicas para salas de estar pequenas

Sua sala de estar é enxuta e você não sabe como aproveitar o espaço da melhor maneira? As 10 dicas a seguir vão ajudar você a tirar o máximo de proveito do espaço do living sem abrir mão de conforto e estilo.

Cor, tamanho, material e posição dos móveis podem influenciar na percepção de espaço. Confira como deixar a sua pequena sala aconchegante

  1. Defina o espaço com um tapete

Serve principalmente para casas e apartamentos com ambientes integrados. Designar o espaço da sala de estar com um tapete impede que as áreas se misturem e marca bem o uso de cada ambiente.

  1. Use vidro ou móveis transparentes

Esses materiais deixam a luz passar através deles e fazem o cômodo parecer maior. Os móveis mais claros também dão uma sensação de sutileza e fluidez ao espaço.

  1. Use várias pequenas mesinhas para formar uma mesa de centro

Uma única mesa pode fazer o espaço parecer ainda mais apertado. Usando pequenas mesinhas, você pode brincar com a composição e até movê-las de lugar quando quiser.

  1. Adicione pontos de cor vibrante na sala neutra

Paredes brancas e piso claro é uma forma de manter o ambiente aberto, com sensação de amplitude. Mas isso pode fazer o cômodo parecer frio e impessoal. Para evitar isso, inclua alguns pontos de cores vibrantes para dar personalidade à sala.

  1. Coloque armazenamento em torno da TV

Nesses casos, móveis sob medida funcionam melhor. Pense em criar uma estrutura para abrigar a TV e também livros, discos e objetos decorativos. Vale usar estantes abertas, nichos, armários fechados ou uma combinação deles para manter tudo no lugar e deixar o cômodo organizado.

  1. Utilize os cantos da sala

Não importa o tamanho do cômodo, provavelmente há um canto que pode ser aproveitado. Utilize o espaço para colocar prateleiras, um abajur ou uma planta. Eles vão atrair o olhar e dar a sensação de que o espaço é maior.

  1. Utilize móveis que tenham mais de uma função

Móveis com múltiplas funções são uma boa escolha para ambientes pequenos. Uma mesa de centro que se transforma rapidamente em uma mesa de jantar é muito melhor do que ter os dois móveis quando se tem pouco espaço.

  1. Use móveis pequenos

Não faz sentido tentar colocar um sofá gigante em uma sala pequena. Isso vai acabar comprometendo o espaço do ambiente e a possibilidade de alocar outras coisas no cômodo. Móveis menores podem suprir suas necessidades e deixam o espaço mais funcional e acolhedor.

  1. Invista em espaços para armazenamento

Móveis com espaços para armazenar são muito úteis em espaços pequenos. Eles deixam alguns itens fora de vista, mas acessíveis ao mesmo tempo.

  1. Aposte no minimalismo

Não ter tantos móveis e preferir uma decoração mais enxuta dá a sensação de espaço mais aberto. Luz natural e tons claros também transmitem essa sensação.