22
ago

Iluminação Embutida: tenha mais praticidade no seu dia a dia

A iluminação embutida surgiu como uma tendência e hoje já é vista como extremamente necessária nos projetos de móveis planejados. Esse tipo de iluminação contribui com a estética do móvel e é extremamente útil. Facilita o uso de diferentes espaços dos ambientes. Conheça mais sobre esse tipo de iluminação a seguir.

A iluminação tem grande influência sob o conforto do ambiente. Especialistas recomendam que nos quartos, por exemplo, invista-se em luzes quentes, de tons amarelados. Esse tipo de luz ajuda no relaxamento, aspecto que está diretamente ligado a esses ambientes.

Enquanto que na cozinha e banheiro o recomendado são as luzes frias, pois são ambientes que exigem melhor visibilidade.

A iluminação embutida costuma ser feita com luzes de LED, pois proporcionam uma iluminação mais pontual. Seu objetivo principal é facilitar o uso daquele móvel.

No quarto, por exemplo, as lâmpadas são posicionadas em locais estratégicos, como nas gavetas e em cima dos cabides. Isso facilita o momento de procurar alguma peça de roupa, sem que seja necessário acender a iluminação principal do quarto.

Além disso, as lâmpadas de LED também podem ser usadas com objetivo estético, para dar mais destaque em algumas áreas, como embaixo da cama, ao redor de espelhos, em volta das grades das varandas, etc.

 

Como usar a iluminação embutida

O que torna a iluminação embutida muito requisitada em projetos de móveis planejados são os efeitos de luz e sombra que ela proporciona. O primeiro contato e demonstração de interesse dos clientes está, na maioria das vezes, relacionado com a estética. Essa iluminação mais indireta deixa o ambiente mais aconchegante e sofisticado.

A iluminação embutida também é utilizada para destacar a decoração, quadros, objetos, etc. Posteriormente, seus benefícios práticos são identificados. Nas portas e gavetas, é possível adicionar interruptores que acendem as lâmpadas assim que são abertas. Veja como utilizar em diferentes ambientes:

 

Iluminação embutida nas gavetas

São colocadas nos cantos das gavetas de armários ou cômodas e ajudam a iluminar a parte interna. Costuma ser muito utilizada em quartos de bebês, que contam com uma iluminação mais baixa.

 

Iluminação embutida no suporte do cabide

Em cima do cabideiro, seja em um closet ou guarda-roupa, é natural ter pouca iluminação. Nesse caso, a iluminação embutida age como uma lanterna. A solução facilita muito a vida de pessoas que dividem o quarto e precisam se arrumar em horários diferentes, como muito cedo ou muito tarde, por exemplo.

 

Iluminação embutida em prateleiras

As prateleiras do armário também podem receber a iluminação embutida. São encaixadas em diferentes pontos e ajudam a iluminar acessórios, calçados e outros objetos.

 

Iluminação embutida no closet

No caso dos closets, o maior benefício da iluminação embutida é a economia, pois é possível usar a luz direcional de cada ponto e não a iluminação central. Além de facilitar o uso de áreas específicas.

 

Iluminação embutida na cozinha

A iluminação embutida pode ser usada em diferentes pontos da cozinha:

 

  • Embaixo dos armários, em cima da pia;
  • Dentro dos armários;
  • Dentro das gavetas;
  • Nas bancadas.

 

Essa iluminação ajuda a melhorar a visibilidade de áreas específicas e reduz o consumo de energia.

Caso você já tenha os móveis planejados, a iluminação embutida pode ser adicionada com o uso de spots. Esses pequenos jogos de luzes são encontrados em lojas de materiais para construção, de iluminação e até em supermercados. Não exigem instalação, pois são movidos à bateria e contam com cola adesiva. Se o seu projeto de móveis ainda não foi finalizado, aproveite para solicitar a inclusão desses spots de luz.