17
jul

8 vantagens dos móveis planejados que você precisa conhecer

Os móveis planejados têm feito parte dos planos de decoração de cada vez mais pessoas. Isso pode ser facilmente percebido ao visitarmos muitos de nossos amigos, que já perceberam as muitas vantagens dos móveis planejados e, desde então, aderiram a eles.

Eles são a escolha certeira para ambientes pequenos, porque permitem o melhor aproveitamento dos espaços. No entanto, eles também trazem benefícios para os cômodos maiores, o que faz essa opção ser bem versátil.

Pensando nisso, separamos no post de hoje alguns desses benefícios. Confira!

 

  1. Ambiente organizado

Os móveis planejados deixam o cômodo mais organizado, já que são desenvolvidos especialmente para atender a todas as necessidades dos moradores da casa.

Isso fica claro ao citarmos como exemplo uma mulher que tem muitos pares de sapatos. Ela pode optar por um móvel com espaço feito para colocar todos eles, de modo organizado e fácil de guardar.

 

  1. Aparência sofisticada

acabamento perfeito dos planejados e a harmonização com o restante da decoração tornam os ambientes não apenas charmosos e organizados, mas também muito sofisticados.

Para alcançar esse efeito requintado, estes móveis são desenvolvidos com MDF e MDP, que simulam perfeitamente a aparência de madeira natural. E se neste momento, você estiver pensando em quais as vantagens cada um desses tipos e acabamento, nós explicaremos a seguir. Já adiantamos que as maiores mudanças ocorrem nas características de cada uma destas matérias primas. No entanto, ambas têm excelente qualidade.

O MDP é mais indicado para peças retas como portas, armações, prateleiras e tampos. Já o MDF pode ser mais bem

trabalhado, portanto, pode ser feito com formas arredondadas, trazendo muito mais riqueza nos contornos e detalhes.

 

  1. Custo-benefício

Sabia que um projeto sob medida nem sempre é mais caro que um móvel pronto? Isso porque quanto maior for o seu projeto, maior será, consequentemente, o seu desconto. Dessa forma, na maioria das vezes, fica bem mais econômico padronizar a mobília da sua casa toda.

Uma encomenda que englobe armários, estantes e outros móveis pode lhe render ótimos descontos, além de harmonizar a decoração dos ambientes. Vale destacar que, na maioria dos casos, o pagamento pode ser facilitado, por exemplo, em cartões de crédito e outras formas de pagamento.

O que faz o preço do móvel ficar mais ou menos caro é a escolha do material usado na criação das peças. Os móveis planejados costumam ser feitos inteiramente com a mesma matéria-prima, diferentemente dos industrializados. Neste ponto, cabe ressaltar que os armários comprados prontos possuem um material diferente no fundo, o que não acontece com os planejados, o que mostra a vantagem deste último no quesito qualidade.

Ser mais durável e resistente, como mostraremos a seguir, faz com que tal mobília demore muito tempo para precisar ser trocada. A parte estrutural do móvel, por exemplo, pode nunca precisar ser substituída. Isso permite a troca apenas das portas e gavetas, tanto por desgaste natural quanto por mau uso do móvel — como limpeza inadequada, por exemplo — ou por um desejo de modernização da estética da mobília.

 

  1. Durabilidade e resistência

Este ponto é muito importante. A qualidade do material utilizado na fabricação dos móveis planejados é, normalmente, superior à dos móveis prontos. As matérias-primas desses móveis podem incluir compensados em MDF ou MDP, como já citamos, além de painéis de fibra e madeira, entre outros.

 

  1. Melhor aproveitamento e adequação ao espaço

Os móveis planejados otimizam o espaço, pois o ambiente é decorado com módulos do tamanho apropriado para o cômodo. Com um bom projeto, os móveis se adequam a todos os espaços existentes e disponíveis, garantindo um aproveitamento completo da área. Essa característica é muito útil, por exemplo, nos cômodos de casas e apartamentos muito pequenos, em que se faz necessário que cada espaço seja muito bem aproveitado.

Outro ponto positivo é que é bastante provável as peças se encaixarem perfeitamente entre si, já que são idealizadas e produzidas por meio de programas de computação gráfica, antes de alcançar a sua forma final.

 

  1. Visualização prévia do ambiente

Outra vantagem é que na fase em que o projeto está sendo desenvolvido graficamente no computador, o cliente pode visualizar qual será o resultado final. Esta visualização pode, muitas vezes, ser feita em 3D.

Isso é um grande diferencial em relação aos móveis prontos. Sobretudo, pois essa opção possibilita que sejam feitas alterações, se forem necessárias. O que proporciona um resultado final fiel ao que foi pedido.

 

  1. Projeto feito em etapas

Outro ponto importante é a continuidade do projeto. Ao optar por móveis planejados, você pode prever todas as etapas posteriores ao projeto original. Inclusive, para criar móveis diferentes para os mesmos cômodos, seguindo uma mesma linha e atendendo as novas necessidades que surgirem, como em uma reforma da casa por exemplo.

 

  1. Padronização e personalização da mobília

Por serem feitos sob medida, os móveis planejados permitem padronização perfeita do ambiente deixando o cômodo — ou a casa toda — harmônica visualmente.

Outra vantagem que pode ser considerada um grande atrativo é a personalização dos móveis. Isso os torna adequados ao gosto dos clientes, algo bem difícil quando pensamos nos móveis adquiridos prontos.

É possível escolher tudo: materiais, cores, brilho, textura, desenhos, formas e acabamentos. Assim, a decoração da casa ficará moldada ao  gosto e estilo dos moradores, agregando muita personalidade ao ambiente. Melhor impossível, não é mesmo?