27
jun

Closet planejado: Dicas de decoração e organização

Uma forma bonita, elegante e funcional de organizar seus itens pessoais como roupas, sapatos, bolsas e demais acessórios de moda e do dia a dia é com um closet. E ao contrário de simples armários ou guarda-roupas, a ideia é reservar mais do que um móvel e sim um cômodo para armazenar esses itens, que pode ser um espaço grande ou pequeno. Para se adaptar às medidas do seu espaço, existem os closets planejados, que podem ser uma ótima sugestão para quartos de pessoas solteiras ou de casais.

Closet planejado pequeno

Essa é a opção para quem tem pouco espaço disponível no quarto, mas deseja fazer aquele cantinho especial com seu closet. O primeiro passo é se livrar do seu guarda-roupa no ambiente, para liberar ainda mais espaço; ou fazer naquele quartinho sem uso da casa, pode ser lá que vai montar o seu closet também.

O ideal é apostar nos móveis básicos de closet no espaço reduzido, com número mínimo de prateleiras, araras e gavetas; e se for optar por portas no closet, que sejam portas de correr, com espelhos, ou cortinas. Uma estante mais alta, até o teto, te faz aproveitar mais espaço ainda, além de ter prateleiras mais altas para guardar itens de pouco uso. Sugestão de estilo para um closet pequeno é o minimalista.

Closet planejado de casal

Nesse caso, já depende de mais espaço para um closet de casal, pois a ideia é compartilhar num mesmo cômodo itens dos dois parceiros. O ideal é ter um cômodo especial para isso, em que meio a meio será para cada pessoa; aproveite para criar sintonia entre os lados com organização de cores, caixas e demais itens; na parte do meio, podem ser itens de uso em conjunto, como lençóis e toalhas, por exemplo.

Para maior conforto e se o espaço tiver disponibilidade, coloque uma poltrona ao centro, ou pufes pelo espaço, ideal para dar uma pausa com o maridão quando tiver se trocando e bater um papo. Itens de decoração no espaço como almofadas decorativas e um tapete por todo o cômodo são bem legais. Uma boa ideia para closets de casal é ser próximo ao banheiro, dando mais praticidade no uso dos itens pós-banho.

Closet planejado com portas

Os closets originais são cômodos abertos, onde não existem armários fechados e sim prateleiras com itens apoiados ou pendurados à amostra. Porém, não tem problema algum se desejar tampar o local, pois muitas pessoas temem que determinado cômodo possa empoeirar ou também querem mais privacidade dos seus itens. Sendo assim, existem várias opções de portas, podendo ser espelhadas (ótimas para ambientes pequenos); cortinas para tampar discretamente e de forma romântica os itens; portas transparentes, para facilitar visualização do que há lá dentro; dentre outros.

Closet com portas de correr

O principal tipo de porta indicado para ambientes com espaço limitado são as portas de correr, pois evitam portas abrindo para fora tomando espaço do ambiente. Não apenas para espaços pequenos, hoje em dia as portas de correr vêm sempre procuradas para closets simplesmente porque são mais elegantes e facilitam o uso também. Outra função de portas de correr em closets é deixá-lo mais discreto, com aspecto de embutido, fazendo até mesmo compartimentos secretos.

Closet planejado em L

Esta opção é para quem quer aproveitar aquele cantinho de parede disponível no quarto; se for em espaços mais amplos então, vira até uma organização decorativa! A ideia é montar prateleiras pelas laterais, inclusive na parte do meio do closet, na quina entre as paredes. Há casais que aproveitam esse espaço e incluem algum móvel ao centro, como uma poltrona confortável ou até mesmo a cama. É uma excelente forma de aproveitar o espaço!

Closet planejado com banheiro

O closet também pode ser planejado tendo como referência a porta do banheiro, ou seja, ele terá uma “passagem secreta” até o banheiro por uma de suas portas. Fica bastante elegante e é uma ideia para aproveitar o espaço aos lados da porta. Pode ser bem funcional para espaços livres próximo ao banheiro, onde seu closet ocupará de forma elegante e interessante, dando destino ao seu banheiro. Indicado para quartos com suíte. Você também tem a opção de montar um pequeno closet no banheiro mesmo, sendo funcional para quem gosta de se trocar no banheiro e, principalmente, tenha espaço pra isso.